DE TRÁS PARA FRENTE
Você já deve ter ouvido falar de várias músicas que quando tocadas ao contrário trazem mensagens secretas.
O lance de frase satânicas em músicas da Xuxa ou do extinto grupo infantil Balão magico é papo-furado.
Outra banda famosa que usou o efeito foi Pink Floyd. Quando tocada ao contrário, a canção “Empty Spaces”- do álbum The Wall (1979)- tem um trecho que diz “Congratulations! You 've just discovered the secret message!"- Parabéns" Você acabou de descobrir a mensagem secreta!"
Publicidade Sem Filtro
Uma das marcas envolvidas foi a Camel, que teria na embalagem mensagens com apelo sexual "escondidas", numa tentativa de conquistar mais consumidores. Um exemplo seria o personagem Joe Camel, que existiu de 1987 a 1997.
Ele teria os contornos de um pênis e de uma vagina no rosto. Na época, a Reynolds Tobacco, responsável pela marca, defendeu-se dizendo que tudo era invenção de mentes criativas demais.
Bem mais polêmico, na verdade, era o jeito meio infantil de Joe Camel, o que levou a comunidade médica americana a criticar sua influência perante as ciranças.
FORA DA LEI
Propaganda que esconde informação é proibida em vários países
BRASIL
O código de Defesa do Consumidor determina que toda publicidade "deve ser veiculada de tal forma que o consumidor fácil e imediatamente, a identifique como tal".
Ou seja: não deve trazer frases nem imagens escondidas.
ESTADOS UNIDOS
Uma agência governamental independente, chamada Federal Communications Commission ( FCC)- algo como "Comissão Federal de Comunicações"- determina que as mensagens subliminares são "contrárias ao interesse público"
EUROPA
Alguns países restringem claramente esse tipo de mensagem. Na Espanha, por exemplo, a Lei Geral de Publicidade proíbe as propagandas que "podem atuar sobre o público sem que sejam percebidas conscientemente”
Edição: Fabio Volpe/ Victor Hugo
Texto: André Santoro e Cristina Ventura
Revista Mundo Estranho