Mensagem Subliminar



DE TRÁS PARA FRENTE

Você já deve ter ouvido falar de várias músicas que quando tocadas ao contrário trazem mensagens secretas.
O lance de frase satânicas em músicas da Xuxa ou do extinto grupo infantil Balão magico é papo-furado.

Mas os Beatles não só testaram o  truque como talvez tenham sido os precursores nisso. O final de "RAIN", do single Paperback Writer (1966), traz o primeiro verso da música cantando ao contrário por John Lennon.

Outra  banda famosa que usou o efeito foi Pink Floyd. Quando tocada ao contrário, a canção “Empty Spaces”- do álbum The Wall (1979)- tem um trecho que diz “Congratulations! You 've just discovered the secret message!"- Parabéns" Você acabou de descobrir a mensagem secreta!"


Publicidade Sem Filtro

 Hoje, a Principal luta da indústria dos cigarros é contra a restrição do ato de fumar em vários locais. Algumas décadas atrás, a encrenca era outra: Acusações sobre o suposto uso de mensagens subliminares em campanhas publicitárias.

Uma das marcas envolvidas foi a Camel, que teria na embalagem mensagens com apelo sexual "escondidas", numa tentativa de conquistar mais consumidores. Um exemplo seria o personagem Joe Camel, que existiu de 1987 a 1997.

 Ele teria os contornos de um pênis e  de uma vagina no rosto. Na época, a Reynolds Tobacco, responsável pela marca, defendeu-se dizendo que tudo era invenção de mentes criativas demais.

Bem mais polêmico, na verdade, era o jeito meio infantil de Joe Camel, o que levou a comunidade médica americana a criticar sua influência perante as ciranças.




FORA DA LEI

Propaganda que esconde informação é proibida em vários países

BRASIL
 O código de Defesa do Consumidor determina que toda publicidade "deve ser veiculada de tal forma que o consumidor fácil e imediatamente, a identifique como tal".
Ou seja: não deve trazer frases nem imagens escondidas.

ESTADOS UNIDOS
Uma agência governamental independente, chamada Federal Communications Commission ( FCC)- algo como "Comissão Federal de Comunicações"- determina que as mensagens subliminares são "contrárias ao interesse público"

EUROPA
Alguns países restringem claramente esse tipo de mensagem. Na Espanha, por exemplo, a Lei Geral de Publicidade proíbe as  propagandas que "podem atuar sobre o público sem que sejam percebidas conscientemente”


Edição: Fabio Volpe/ Victor Hugo
Texto: André Santoro e Cristina Ventura
Revista Mundo Estranho