Das Mensagens às "Miragens”
Conheça alguns casos famosos de supostas mensagens subliminares.
Há ações de fato comprovadas, mas também há muita imaginação fértil por aí...
CASO DE POLICIA
Há 30 anos um criminoso aterrorizava o estado do Kansas, nos Estados Unidos. Batizado de BK (sigla em inglês para "amarrar, torturar e matar"), o sujeito assassinou pelo menos dez pessoas e deixou a polícia desorientada.
Até que as autoridades tiveram uma ideia polêmica: colocar um anúncio subliminar na TV Local para tentar influenciar a mente dele, fazendo-o se entregar. “No intervalo de um programa de notícias uma tela branca trouxe escondida a frase: “call the chief ‘- algo como” ligue para o delegado”. A mensagem piscava em flashes ultra-rápidos e só podia ser processada inconscientemente.
A armadilha não funcionou O assassino- Dennis Rader- só foi preso em 2005, quase três décadas depois. E sem se entregar...
Sucesso de Bilheteria
Tyler Durden (de vermelho) |
O filme Clube da Luta (1999), dirigido por David Fincher, é um dos casos mais famosos de inserção de mensagens subliminares. Em algumas cenas iniciais, o galã Brad Pitt, que vive o personagem Tyler, aparece, em flashes ultra-rápidos e quase imperceptíveis, ao lado do atormentado protagonista, interpretado por Edward Norton.
Essas inserções, segundo o diretor, tiveram o objetivo de mostrar que Tyler já fazia parte do inconsciente do protagonista antes mesmo de aparecer na história - para entender essa viagem, só alugando o filme...
Há ainda uma surpresa subliminar no final: antes de os créditos subirem na tela, ela é preenchida pela imagem de um pênis.
Discussão Antiga
Pensadores com Aristóteles e John Locke estudaram o tema:
Século 4 a.c
Segundo o pesquisador Flávio Calazans, da Universidade Estadual Paulista, filósofos gregos como Demócrito e Aristóteles matutavam sobre o conceito de mensagens subliminares há mais de 2 mil anos!
SÉCULO 17
Pensadores como o inglês John Locke e o alemão Gottfried Leibniz já admitiam nessa época que nossas ações poder ser influenciadas por informações que recebemos sem perceber
1917
O psiquiatra austríaco Otto Pötzl publicou um estudo mostrando que o estímulo subliminar ficava no inconsciente. No estudo, ele usou cobaias com visão perfeita, mas que não percebiam o que viam por causa de lesões no cérebro
1957
A pesquisa feita pelo publicitário americano Jim Vicary com o filme Férias de Amor foi a primeira a testar a eficiência do uso de imagens subliminares pelo mercado publicitário
Edição: Fabio Volpe/ Victor Hugo
Texto: André Santoro e Cristina Ventura
Revista Mundo estranho