60 anos da tv

Televisão brasileira comemora 60 anos neste sábado


Seis décadas se passaram desde que a uma menina de 5 anos vestida de índia anunciou: “Boa noite. Está no ar a TV do Brasil”. A imagem foi a primeira transmissão da televisão brasileira, feita pela TV Tupi, em 18 de setembro de 1950. De lá para cá, quase tudo mudou. A TV cresceu, tornou-se o principal veículo de comunicação do País e tomou proporções que talvez nem Assis Chateaubriand, jornalista e fundador da TV Tupi, em seus maiores sonhos, pudesse imaginar.

Hoje, aos 60 anos, a televisão passa por um novo momento de revolução, repleto de novidades tecnológicas, que prometem ter reflexo na programação dos canais abertos e na experiência de assistir à TV. “A televisão está sofrendo um tsunami tecnológico”, afirma o professor Vagner Matrone, coordenador do curso de rádio e TV da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

O poder da escolha, segundo Matrone, em um futuro próximo, a emissora não decidirá mais o que o telespectador irá ver. Com a ajuda de recursos interativos o telespectador ganha status de usuário, assistindo ao programa que quiser, quando for mais conveniente.
“A interatividade deve ser uma das grandes apostas da televisão brasileira nos próximos anos. Para o telespectador é uma oportunidade de acessar um conjunto de informações complementares a respeito do programa a que está assistindo. Isso melhora e amplia a experiência de ver televisão”, define Raymundo Barros, diretor de engenharia da Rede Globo.

Os primeiros aparelhos que permitem esse tipo de interação – identificados pelo selo DTVi – foram lançados apenas no primeiro semestre deste ano e ainda custam caro – um televisor não sai por menos de R$ 3 mil. Porém emissoras como a Globo, a Bandeirantes e a RedeTV! já investem pesado na área.
A Globo tem aplicativos interativos para as novelas Ti-ti-ti e Passione e para o Campeonato Brasileiro. A Band também apostou em um aplicativo para o Campeonato Brasileiro. A partir de outubro o público poderá interagir com alguns programas da RedeTV!, que já exibe algumas de suas atrações ao vivo na internet e fez a primeira transmissão com tecnologia 3D da TV aberta brasileira em maio deste ano. A MTV oferece todos os programas nacionais em seu portal na web.