Xuxa e Ana Maria Braga não são exatamente o que a gente vê na TV. Elas utilizam um recurso durante a gravação dos programas – inclusive no ao vivo também no caso de Ana Maria – que é conhecido como Skin Detail. Esse recurso detecta as imperfeições da pele e automaticamente as corrige em tempo real.
A primeira vez que a TV Globo utilizou e comentou abertamente sobre o efeito especial foi em “Páginas da Vida”. Regina Duarte era uma das atrizes “contempladas” com essa ferramenta mágica do vídeo digital. Mas como ela funciona? O software consegue detectar o rosto da pessoa depois do “alvo” ser focalizado e todo o sistema “calibrado” para rodar na hora “h”.
Por conta desse procedimento, o roteiro de Xuxa no Projac inclui o momento do Skin Detail. Ela vai até o estúdio e uma das câmeras enquadra a apresentadora que fica parada enquanto os técnicos fazem a calibração de cor, luz, área, luminância, entre outros detalhes técnicos. Esse procedimento, dependendo da luz do estúdio, pode demorar até uma hora. Depois disso sempre que ela estiver a frente das câmeras, a correção acontecerá automaticamente.
O mesmo acontece com Ana Maria Braga que fica à disposição da equipe técnica uma hora antes de começar o programa ao vivo ou das gravações do “Mais Você”. Porém, o equipamento não dispensa o trabalho dos maquiadores. Todas elas fazem a marcação já com a make pronta.