CAMINHO DAS ÍNDIAS PARAGUAIAS

Oi pessoal, como tinhamos avisado, hoje é o penúltimo dia do nosso programa então vamos fazer uma Retrospectiva do nosso programa!
Então vamos começar com um video montagem:

Nessa onda de relembrar vamos conferir uma das nossa maiores estrelas a Isabela em dois videos dançando a trilha sonora da novela!
Esse é ela dançando Kajra Re

Já esse é ela dançando a música de abertura da novela:



O SISTEMA DE CASTAS

 Assim como o islamismo, o hinduísmo ganhou status de ordem política, já que essa religião ensina que a lei (dharma) criou os humanos e a própria natureza sob um sistema de castas. Cada indivíduo pertence à casta que merece. A casta é um sistema de estratificação social hereditário, fundamentado na religião hindu. Quanto mais alta a casta, maior evolução espiritual a pessoa tem, ao menos em tese. Mas atenção: a casta não deve ser confundida com classe social; ela não está necessariamente ligada à riqueza ou pobreza. O indivíduo nasce e morre dentro de sua casta e a transmite a seus filhos, independente de quantos bens venha a juntar ou dos méritos que venha a acumular.
A casta não é regida pelo que uma pessoa possui, mas pelo que ela é. Portanto, é imutável, não permite nenhuma mobilidade. Mas o sistema de castas há muito tempo já foi proibido por lei na Índia, apesar de ainda ser seguido em alguns locais na zona rural do país.

A origem

Segundo o hinduísmo, a humanidade nasceu de um único deus: Brahma. Porém, cada um se originou de diferentes partes de seu corpo. Esse é o critério para classificar as 4 castas básicas:

- Brâmanes (sacerdotes, professores, sábios) - a casta mais alta, saiu da boca de Brahma.
- Xátrias (governantes e guerreiros) dos braços de Brahma.
- Vaisias (comerciantes) das pernas de Brahma.
- Sudras (agricultores, prestadores de serviço) dos pés de Brahma.

Os “sem-casta”

Os dalits, ou intocáveis, são párias: aqueles que não têm casta, a poeira sob os pés de Brahma. Eles realizam os trabalhos considerados impuros para as outras castas, como a limpeza de excrementos, a lida com os cadáveres. Os dalits não podem beber água na mesma corrente dos demais, não lhes é permitido entrar nos templos, nem mesmo tocar, com seu corpo ou com sua sombra, um indivíduo pertencente a qualquer casta.


RELIGIÃO


A civilização indiana é uma das mais antigas do mundo e sua população diversificada divide-se em muitas religiões como o hinduísmo, o budismo, a religião muçulmana, o jainismo e o sikhismo.
Existem muitas religiões na Índia, mas que o hinduísmo possui o maior número de adeptos. A filosofia hindu ensina que os homens possuem uma alma eterna e indestrutível (atma), que faz parte do deus Brahma, e que todos devem trabalhar para alcançarem a libertação (moksha).

A religião hindu reconhece três caminhos para se alcançar a libertação (moksha): o caminho do conhecimento (Jnana Marga), o caminho da devoção (Bhakti Marga) e o caminho da obras rituais (Karma Marga). Dentro desse contexto, estimula a prática da Yoga, que é uma forma de alcançar o equilíbrio entre o corpo e a mente, assim como de unir a alma individual (atma), a alma universal (Brahma) e a meditação como formas de elevação espiritual, que podem ajudar o homem a alcançar a iluminação e a libertação do mundo ilusório. Além desses, também são importantes a oração e o ascetismo, que é a libertação dos aspectos materiais do mundo.

E semana que vem tem o último episódio do nosso programa não percam!
E dia 4 de dezembro tem novidade aqui na TV Multimídia!