Pois é, por mais estranho que possa parecer, parece que o “veneno” aproxima as pessoas. Esta foi a conclusão de uma pesquisa realizada nas universidades de Oklahoma e do Texas (EUA).
Os pesquisadores pediram para que os participantes do estudo lembrassem de como nasceram suas mais duradouras amizades, o que percebeu-se é que grande parte destas amizades foram feitas ao compartilhar opiniões negativas sobre outras pessoas.
Em um segundo momento perguntaram aos participantes sobre a forma como eles agiam em relação às outras pessoas quando estavam com os três amigos mais próximos. A resposta principal foi falar mal das pessoas ao redor.
Em um terceiro momento da pesquisa, os pesquisadores propuseram um teste que mostrou que se você conhece uma pessoa que faz as mesmas ressalvas que você sobre o comportamento de outra pessoa, as chances de você gostar dela são maiores.
De acordo com a autora do estudo, Jennifer Bosson, a conclusão é bem simples: “a gente gosta de conhecer pessoas que não gostam das mesmas pessoas”.
E você, já fez algum amigo falando mal de outras pessoas?