A próxima segunda-feira será de muita tensão nas salas administrativas da Globo e Record. Executivos das duas redes estarão atentos na medição minuto-a-minuto para verificar o momento exato da estreia de suas novas novelas. A Globo estreará “Morde & Assopra” na faixa das 19h. No mesmo horário, a Record colocará no ar “Rebelde”. As duas emissoras farão de tudo para alavancar suas novidades e usarão estrategicamente a grade vespertina para atingir o tão falado efeito cascata (programa joga audiência para o programa seguinte).
Nos bastidores da Barra Funda já é dado como certo que na próxima segunda-feira muitas janelas comerciais serão sacrificadas, uma maneira de não criar paradas para tirar o telespectador da frente da TV ou obrigá-lo a mudar de canal. Também há quem afirme que o primeiro capítulo de “Rebelde” será de bloco único, sem intervalos. Nos bastidores da Globo também há quem afirme que a emissora já reduziu ao máximo as janelas comerciais e na próxima segunda-feira terá intervalos curtos. Também é dado como certo que o primeiro capítulo de “Morde & Assopra” terá menos comerciais e os blocos de arte serão maiores do que o costume.
Nas duas emissoras caberá ao jornalismo ajustar o horário. Os telejornais locais poderão durar menos caso os executivos constatem que o ideal é a novela entrar naquele exato momento. Assim como serão esticados caso o índice ideal não tenha sido atingido. No meio de tantas estratégias estará o SBT com o “Cinema em Casa”. Lá na Anhanguera acredita-se que “Harry Potter” poderá atrapalhar a espera das estreias de “Morde & Assopra” e “Rebelde”. Será que consegue?
Texto retirado do blog Parabólica JP
José Armando Vannucci